Terminou neste domingo, dia cinco, a edição 2011 da Copa Codasur de Kart. A Codasur – Confedercion Deportiva Automovilistica Sudamericana passou a gerenciar a competição que anteriormente tinha o nome de Campeonato Sul-Americano e, até então, era supervisionado pela FIA – Federação Internacional de Automobilismo.
Representando o Brasil e o estado de Minas Gerais na competição estava o jovem piloto Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil/Tear Têxtil/Autokorea – Hyundai). Pelo regulamento internacional Serginho competiu pela categoria Pré-Júnior, que reuniu pilotos com idades de 11 a 13 anos completos. A prova foi disputada no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul, e reuniu mais de 70 pilotos.
Sem muita familiaridade com o equipamento desta classe Serginho utilizou as sessões de treinos livres para se acostumar com o kart, o motor e, principalmente, com a pista. O traçado do Velopark é o mais extenso do Brasil com 1.500 metros e largura de dez metros. Mesmo com todo o apoio da equipe Camargo Racing e os técnicos da RBC Preparações, que forneceram os motores em sistema de sorteio, o piloto mineiro não conseguiu o desempenho esperado. Com problemas de carburação e vários re-sorteios de motores determinados pelo regulamento, o time acabou sem chance de procurar um acerto realmente específico para a pista.
Assim, com muita garra, Sette Câmara usou de toda a sua experiência e talento nas provas classificatórias onde com belas ultrapassagens e uma pilotagem agressiva pôde escalar o pelotão em busca dos primeiros lugares. Depois de muito trabalho Serginho conseguiu se classificar para a corrida final na sétima posição, onde ocupou um lugar na quarta fila do grid de largada.
Depois de uma boa largada Sette Câmara passou a pressionar os líderes nas primeiras voltas, mas, com um kart que parecia render menos que o dos líderes, passou a disputar a quinta posição com Yurik Carvalho, seu companheiro de equipe. Após ultrapassar e ser ultrapassado ambos sabiam que a única possibilidade seria esperar as últimas voltas para decidir. Serginho esperou então a última curva, ultrapassou Yurik na entrada da reta de chegada e, assim, garantiu o seu lugar no pódio. O título ficou com o paulista Mauro Auricchio.
“Este Campeonato foi muito difícil para nós. Tivemos problemas de carburação em quase toda a competição e a possibilidade oferecida pela regulamento de várias vezes re-sortear os motores acabou deixando as equipes sem chances de trabalhar o restante do equipamento. Tenho certeza que este título foi muito mais definido na sorte que em qualquer outro ítem. Fiz o máximo para ser competitivo e ter finalizado no pódio, com a quinta colocação, foi de certa forma uma vitória diante dos problemas que tivemos”, finalizou.
Nas próximas semanas Sette Câmara estará completamente focado em sua preparação para o Campeonato Brasileiro. A competição será disputada no mês de julho e o piloto de Belo Horizonte irá participar em duas categorias. Em São Paulo, entre os dias 12 e 16, ele competirá pela classe Júnior Menor. E, em Vespasiano (Grande BH), entre os dias 26 e 30, ele competirá pela categoria Sudam Júnior, que utiliza equipamentos semelhantes aos usados nos exterior.
Foto: Divulgação