A conquista do título na primeira competição do ano esteve muito próxima do piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Tear Têxtil/Auto Korea-Hyundai/Otobai/Camargo Racing). Durante quatro dias ele esteve no kartódromo RBC Racing, na Grande BH-MG, participando de todas as atividades do Certame. A bateria final, que definiria o campeão, aconteceu somente no último domingo, dia 14.
O campeão mineiro de 2009 realizou os treinos livres que estavam previstos na competição sempre com absoluto aproveitamento. Com a ajuda de sua equipe, a Camargo Racing, de São Paulo, ele foi o mais rápido dos treinos e foi para a tomada de tempos confiante em um bom resultado. Com os motores sorteados pela organização os pilotos apresentavam desempenho bastante semelhante o que aumentou ainda mais o nível de competitividade entre os competidores. Como resultado, Serginho obteve o direito do terceiro lugar na bateria pré-final.
Sabendo da importância de uma boa colocação nesta etapa ele logo partiu para cima de seus concorrentes e passou a brigar ao longo das 18 voltas diretamente com o Luiz Felipe Branquinho. Ao ultrapassar Branquinho e assumir a ponta Sette Câmara imprimiu forte ritmo e os dois passaram boa parte da prova aproveitando para se distanciar dos demais competidores. Sérgio venceu e com isso assegurou seu lugar na pole position para a etapa final no domingo.
As disputas da bateria final desta categoria foram eletrizantes e surpreendentes. Mesmo fazendo uma boa largada ele não teve como deter Branquinho que aproveitando sua referência de traçado o ultrapassou. Serginho então traçou outra estratégia e passou a usar as freadas e referências de seu adversário e resolveu atacá-lo somente no final. Assim feito, a três voltas do fim, o mineiro atacou e conseguiu assumir a ponta mesmo sendo bastante pressionado. O tempo perdido na disputa entre os dois fez com que os outros adversários conseguissem alcançá-los e participassem diretamente da disputa. Sérgio ocupou a liderança da prova até a última volta quando foi surpreendido por Matheus Olivério que, a duas curvas da bandeirada final conseguiu, por pouco mais meio segundo, cruzar a linha de chegada na primeira posição. O representante da Tear Têxtil/Auto Korea-Hyundai/Otobai/Camargo Racing finalizou com o Vice-Campeonato.
“Estou triste por não ter conseguido conquistar este título. Queria muito ganhar aqui. Estou em casa, no kartódromo que estou treinando desde a inauguração e me preparei muito para isto. Mas, corridas são assim. Somente um ganha. O Olivério está realmente de parabéns e vou continuar me dedicando muito para conquistar vitóias e títulos nos principais campeonatos do país”, finalizou o piloto de 11 anos.
A próxima meta de Serginho agora é com a segunda etapa da Copa São Paulo Light que acontecerá no próximo sábado, dia 20, no Kartódromo Aldeia da Serra, em Barueri, grande SP.
Foto: Flávio Quick