No Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no interior do estado do Rio de Janeiro, o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Banco Mercantil do Brasil/Tear Têxtil/Autokorea – Hyundai/Camargo Racing) conquistou no último sábado, dia 17, o título de Vice-Campeão Brasileiro de Kart pela categoria Cadete.
Serginho, como é conhecido nas pistas, já compete há três anos e nesta temporada, última de seu ciclo na Cadete, o piloto tem se mostrado uma das grandes promessas do automobilismo mineiro. Atual líder do Mineiro de Kart, ele já venceu provas na Copa Sudeste e figura sempre entre os mais velozes no Paulista Light. Por este motivo ele chegou para a disputa deste brasileiro como um dos favoritos à conquista do principal título do kartismo nacional.
O brasileiro começou para valer na última terça-feira, com treinos livres, que se estenderam até a quinta. Nestas sessões preparatórias Sette Câmara já se mostrou como um dos mais velozes da pista e esteve sempre entre os cinco mais rápidos. Liderou um dos treinos e, mesmo sob condições de pista molhada, esteve sempre entre os primeiros. A tomada de tempos foi disputada na tarde da quinta-feira, em duas sessões. Porém, com condições de pista completamente diferentes, a sorte influenciou bastante no resultado da tomada. Serginho registrou sua melhor volta em um momento em que a pista estava secando enquanto que, outros concorrentes, pegaram o asfalto já quase seco e um trilho bem definido. Assim, com o tempo de 1m04s962, o piloto conquistou o décimo melhor tempo.
Na sexta feira foram disputadas duas baterias classificatórias. Na primeira delas Sette Câmara terminou no sexto lugar após ter liderado parte da disputa. Na segunda, com um kart muito bem ajustado, o piloto mostrou sua experiência em uma pista úmida e bastante escorregadia e venceu.
Com base nos resultados conquistados ele partiu da quarta posição na corrida Pré-Final. Rápido e muito consciente o piloto procurou não se envolver em disputas por posições e, após pular para o terceiro posto na largada, seguiu o segundo colocado até faltarem duas voltas para o final. Neste momento, então, ele deu o bote primeiro sobre Pedro Fonseca e depois, sobre Zaiya Fontana e venceu a corrida. Com o resultado, conseguiu a chance de largar da pole-position na final.
Apesar de animado Serginho ficou apreensivo momentos antes da largada, pois, após uma fina garoa a pista ficou toda molhada, porém, já não chovia mais. Com os pneus de chuva Serginho partiu para a corrida. Foram 15 voltas de muita emoção. Na primeira parte da prova o piloto mineiro era nitidamente mais lento e, com isso, não conseguiu manter a liderança caindo para o sexto lugar. Da oitava volta em diante, contudo, seu kart parecia turbinado. Ele passou a andar muito rápido e encostou no primeiro pelotão. Na penúltima volta Serginho em uma manobra de muita inteligência percebeu a briga entre Bruno Bertoncello e Yani Fontana pela segunda posição então se posicionou por dentro superando os dois adversários e pulando para o segundo lugar. Na última volta o piloto até tentou, mas, Zaiya Fontana estava um pouco mais à frente e, desta forma, o representante do Banco Mercantil do Brasil terminou com o vice-campeonato.
“Estou muito feliz por ter conseguido este título de vice-campeão. A Cadete foi a categoria com mais pilotos no brasileiro, 41 no total, e estar no segundo lugar do país realmente me deixa realizado. Minha equipe apostou em um ajuste do kart para a final e, graças a Deus, deu certo. Se tivesse mais uma volta eu conseguiria passar o Zaiya. Mas, foi um grande Campeonato. Quero agradecer ao empenho da equipe Camargo Racing e ao apoio da minha família e dos meus patrocinadores”, comemorou o piloto apoiado pelo Banco Mercantil do Brasil, Tear Têxtil e Auto-Korea Hyundai.
Foto: Flávio Quick