Na última semana o piloto mineiro Sérgio Sette Câmara (Otobai / Tear Têxtil / Auto Korea) esteve no extremo sul do Brasil, mais precisamente na cidade de Nova Santa Rita – RS, onde disputou ao lado de outros 32 pilotos o título do Campeonato Sul-Americano de Kart da categoria Cadete.
Serginho, como é mais conhecido, desembarcou na capital gaúcha ainda na noite de quarta-feira. Na manhã seguinte o piloto deu início à sua preparação para a prova que reuniu pilotos da Argentina, Bolívia, Brasil, Equador e Uruguai.
Acostumado às competições com vários karts na pista Serginho não se intimidou nem mesmo com os 1.500 metros de extensão da pista principal do Velopark e desde os primeiros treinos livres se mostrou um dos mais rápidos do circuito.
Ao todo foram três sessões livres e um aquecimento onde o piloto da equipe Camargo Racing conseguiu tempos que o colocaram entre os cinco mais rápidos de sua classe deixando-o, assim, confiante para a tomada de tempos que estava por vir.
Nesta sessão classificatória, que definiria o grid de largada para a corrida Pré-Final, os pilotos foram separados em dois grupos que, ao término das duas tomadas, tiveram seus tempos mesclados para a definição do grid. Com problemas de rendimento em seu kart Sette Câmara não conseguiu o mesmo rendimento que vinha acumulando nos treinos e com o tempo de 1m12s592 ficou apenas com a 25ª posição do grid.
Desapontado com a súbita piora do equipamento o piloto mineiro de apenas 10 anos mostrou-se extremamente profissional e não desanimou. “Nosso time vai descobrir o que aconteceu. Graças a Deus tenho a corrida Pré-Final para buscar muitas ultrapassagens e, na final, buscar um lugar no pódio”, comentou resignado.
Desta forma ele fez. Na tarde de sábado o representante da Otobai / Tear Têxtil / Auto Korea entrou na pista para a Pré-Final e, com lindas ultrapassagens, buscou uma a uma as melhores posições. Ao final desta bateria ele conseguiu terminar na 13ª posição.
Finalizando sua participação no Sul-Americano 2009 Serginho foi para a pista na tarde de domingo para a prova final. Com um kart muito bem acertado o piloto partiu para cima de seus adversários e com duas voltas já estava no primeiro pelotão, brigando pelo sexto lugar. Porém, uma bandeira vermelha interrompeu a corrida e, na re-largada seu kart acabou sendo tocado de leve por um de seus concorrentes o que o fez perder algumas posições. Muito concentrado Sette Câmara continuou muito rápido e novamente fez belas ultrapassagens até receber a bandeirada de chegada na nona posição. O título ficou com o paulista Yurik Carvalho, seu companheiro de equipe.
“Estou meio decepcionado porque eu tinha um kart excelente durante todos os treinos e, não fosse o problema na tomada de tempos, poderia ter brigado pelo título. De qualquer forma, batalhei muito na pista e acho que terminar na nona posição com 33 pilotos na pista é um resultado bastante expressivo”, finalizou.